O setor de limpeza é responsável por um dos procedimentos mais importantes no controle da contaminação pelo coronavírus. A higienização faz parte de um processo imprescindível como ferramenta para conter o avanço exponencial do vírus SARS-CoV-2, mantendo os locais limpos e desinfetados através das técnicas corretas, juntamente com a utilização de produtos e equipamentos adequados. Desta forma, a eficiência da limpeza mais frequente e minuciosa é fundamental para evitar a disseminação.

Neste momento, todos os ambientes, sejam eles Neste momento, todos os ambientes, sejam eles corporativos, empresas em geral, devem adotar protocolos de limpeza mais rígidas e frequentes para evitar a propagação da contaminação.

Sendo este processo fundamental em tempos de pandemia, o treinamento das equipes deve seguir normas e diretrizes do Ministério da Saúde, OMS e ANVISA.

A limpeza e a desinfecção devem acontecer em um único sentido, mas nunca em movimentos circulares ou de vai e vem para tornar efetivo o processo.

Quanto aos produtos de limpeza, não existem estudos com a comprovação de quais deles especificamente são adequados para o combate do coronavírus; porém, há alguns recomendados, como os detergentes, limpadores, limpadores dois em um, quaternário de amônia, multiuso e a solução de ozônio aquoso (que tem alta eficácia contra uma ampla gama de organismos patogênicos, incluindo bactérias, protozoários e vírus).O protocolo à base de álcool, com concentração entre 62% e 71%, parece ser o suficiente para eliminar o coronavírus em apenas um minuto.

Pode-se afirmar, com isso, que a higienização é uma ação fundamental para a saúde e o bem-estar de todos os trabalhadores, influenciando na produtividade e melhorando os resultados e a imagem das empresas.

Em um momento como o atual, onde a higienização de ambientes continua sendo um fator de proteção, a limpeza profissional para as empresas é um item indispensável, precisando ser efetuada por quem tem treinamento e equipamentos adequados para garantir a eficiência da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.